Passeio anual 2023 | Alcobaça | 1 de outubro

Caro(a) sócio(a) da Casa de Pessoal,

A Casa de Cultura e Recreio do Pessoal do Instituto Politécnico de Lisboa (CCRPIPL) convida-o(a) a participar no passeio anual, no próximo dia 1 de outubro (domingo), ao Mosteiro de Alcobaça e ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA).

A importância do Mosteiro de Alcobaça evoluiu num crescendo cultural, religioso e ideológico. A sua monumentalidade é tanto mais evidente quanto mais límpida e austera é a sua arquitectura. Trata-se, de resto, do primeiro ensaio de arquitectura gótica em Portugal: um modelo que ficou sem imediata continuidade e que não foi reproduzido a não ser muito mais tarde, funcionando como um pólo quase isolado, uma jóia branca na paisagem.

Desde que em 2002 se iniciou o processo de recuperação e valorização do campo de São Jorge, a Fundação Batalha de Aljubarrota verificou que o elemento decisivo para o sucesso da salvaguarda deste património era a criação de um Centro de Interpretação, que apresentasse a Batalha de Aljubarrota ao público, de uma forma rigorosa, instrutiva e cativante. Foi assim possível, através do diálogo com os Ministérios da Cultura e da Defesa Nacional, transformar o antigo Museu Militar no Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA): um projecto inovador que, tirando partido das novas tecnologias, relança este conjunto patrimonial e a vivência que podemos ter dele.

Custo do Passeio Anual 2023 e outras Atividades

Sócios – GRATUITO (inclui autocarro, refeição e entradas nos locais a visitar)

Não sócios:

– Crianças com 11 (ou mais) anos e adultos = 35 € (inclui autocarro, refeição e entradas nos locais a visitar);

– Crianças dos 4 aos 10 anos = 20 €  (inclui refeição, autocarro e entradas nos locais a visitar).

Programa:

08h30 – Saída do Campus do IPL em Benfica;

10h30 – Visita ao Mosteiro de Alcobaça;

12h30 – Almoço no restaurante Dom Abade ( IC2 Km 106, Santeira, 32 – 2480-112 Pedreiras);

15h30 – Visita ao CIBA;

18h30 – Hora prevista da chegada ao Campus.

Moradas e Coordenadas:

Campus de Benfica do IPL

N38 44,696 W009 11,825

Mosteiro de Alcobaça

Praça 25 de Abril

2460-018 Alcobaça

N39 32,890 W008 58,874

Restaurante D. Abade

IC2 Km106 Santeira – 32

2480-112 Pedreiras (Porto de Mós)

N39 36,587 W008 51,424

CIBA (Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota)

Av. D. Nuno Álvares Pereira, nº 120

2480-062 Calvaria de Cima

N39 38,387 W008 50,703

ATUALIZAÇÃO

Infelizmente, já terminaram as inscrições… Mas esteja atento à nossa página porque em breve divulgaremos novos eventos!

Passeio anual 2022 | Vimeiro e Serra de Montejunto | 15 de outubro

Caro(a) Associado(a)

Após este longo período, em que a vida de todos nós foi condicionada pela pandemia a que estivemos sujeitos, é possível agora, face aos dados epidemiológicos disponíveis, retomar as atividades da CCRPIPL.

Nesse sentido, vimos convidá-lo(a) a participar no Passeio Anual, a realizar no próximo dia 15 de outubro (sábado), à Real Fábrica do Gelo, na Serra de Montejunto, com visita a outros locais, conforme o programa que abaixo indicamos.

Esperando poder contar com a sua prezada participação nesta Atividade, aproveito para apresentar os melhores cumprimentos.

Manuel Correia
Presidente da Direção

Passeio aos Olhos de Água Nascente Rio Alviela – 28 de setembro (sábado)

Caro(a) funcionário(a) do Politécnico de Lisboa,

A CCRPIPL convida-o(a) a participar no passeio anual, no próximo dia 28 de setembro (sábado), aos Olhos d’ Água, nascente do Alviela. Os Olhos d’ Água do Alviela são o mais importante fenómeno hidrocársico das Serras de Aire e Candeeiros, e de Portugal.

É nesta zona que a água subterrânea brota à superfície num contacto litológico, na transição das rochas do Maciço Calcário Estremenho e a Bacia Terciária do Tejo e do Sado.

Do programa fazem parte visitas livres aos Olhos de Água, nascente do Alviela, às Portas do Sol em Santarém e a Coruche, capital mundial da Cortiça. O almoço convívio é no restaurante “O Forno”, em Almeirim, zona da Sopa da Pedra, especialidade portuguesa da região.

A atividade é gratuita para os sócios (inclui transporte, atividades e almoço).

Faça-se sócio e usufrua desta atividade gratuitamente.

Custo da Atividade

Sócios da CCRPIPL – GRATUITO
Não sócios – 25 EUROS
Crianças até 4 anos – GRATUITO
Dos 5 aos 12 anos – 15 EUROS

Programa da Atividade *

9h00: Partida do Campus de Benfica IPL
         Visitas livres: Olhos d’ Água do Alviela | Portas do Sol em Santarém
13h30: Almoço em Almeirim | Sopa da Pedra
16h00: Visita livre a Coruche
18h:00 Chegada ao Campus de Benfica IPL

* Aconselhável roupa e calçado confortável

ccrp@ipl.pt

telf. 919832408

ATUALIZAÇÃO

Concerto de Verão

CONCERTO DE VERÃO

Caro(a) Associado(a),

No âmbito das atividades da Casa de Cultura e Recreio do Pessoal do Instituto Politécnico de Lisboa (CCRPIPL), tem lugar no dia 1 de junho de 2019 às 17H00, um Concerto na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML).

Nesse sentido, a Direção da CCRPIPL tem a honra de convidar V. Exa a participar neste Concerto, podendo fazer-se acompanhar de familiares e amigos, se assim pretender.
Pode também fazer-se acompanhar de crianças de idade igual ou superior a 5 anos.

O tempo previsto para este espetáculo é de 90 minutos, solicitando-lhe que compareça 20 minutos antes do seu início.

A entrada no Campus do IPL faz-se pela portaria sul (lado da estação da CP) dispondo os participantes de parqueamento junto à ESML.

Não podemos deixar de manifestar à ESML, na pessoa do seu Diretor, o nosso agradecimento pela imediata disponibilidade com que acolheu esta iniciativa.

Esperando poder contar com a presença de V. Exa., aproveitamos para apresentar os melhores cumprimentos,

A Direção da CCRPIPL